Buscar

Câmara aprova projeto de Leonardo Dias que ajuda a diminuir poluição da rede hidrográfica de Maceió


A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta terça-feira (22) -por unanimidade e em primeiro turno - o Projeto de Lei do vereador Leonardo Dias (PSD) que ajudará a resolver a poluição na rede hidrográfica de Maceió.


O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de um sistema de contenção de resíduos sólidos na rede hidrográfica que corta a cidade, sejam riachos, córregos, lagoas e rios, que deságuam no mar.


As instalações de sistemas de contenção servirão como uma forma de minimizar este problema, pois ajudarão a diminuir a poluição hídrica, além de impedir o acúmulo de lixo que é despejado no mar maceioense. Em agosto de 2020, o vereador esteve em Brasília, onde se reuniu com representantes do Ministério do Meio Ambiente para tratar sobre o assunto.


"Maceió é uma cidade turística e nós sempre nos deparamos com toneladas de lixo de resíduos sólidos sendo retirados da região do Riacho Salgadinho. Obviamente, esse Projeto de Lei não irá resolver o problema do saneamento, porque a água que vai escorrer continuará sendo poluída, mas iremos, pelo menos, proporcionar uma visão diferente no momento em que esses resíduos sólidos deixam de ir para o mar, ocasionando morte dos animais que ali estão e impactando negativamente no turismo de nossa cidade. É um Projeto que tem um prazo de 365 dias para a Prefeitura se adequar, mas que traz um ganho ambiental fantástico e principalmente, um ganho econômico na atividade turística. Eu já conversei com a Seminfra e existe uma previsão de 11 barreiras desse tipo serem instaladas no Salgadinho. Então, que isso se estenda para todos os canais que deságuam no nosso mar", colocou Leonardo.


17 visualizações0 comentário