Buscar

Em fiscalização na Semed, Leonardo Dias encontra fardamentos em sacos de lixo e outros desperdícios


Em mais uma ação fiscalizadora, o vereador Leonardo Dias visitou prédios onde funcionam departamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nos locais, o parlamentar - novamente - encontrou materiais sem utilização e até fardamentos descartados em sacos de lixo e em meio a fezes de animais. Em uma escola municipal, o edil constatou a triste realidade de crianças que têm aulas em um ambiente insalubre.


O primeiro local visitado por Leonardo Dias foi o almoxarifado da Semed. No local, o vereador encontrou diversos equipamentos sem utilização. Entre eles estão computadores e monitores adquiridos em 2016 e 2018, ventiladores, folhas chamex etc.


Além dos materiais sem utilização, o local também apresenta problemas estruturais e de higiene. Diversos morcegos foram vistos dentro do almoxarifado.


"Encontramos materiais em perfeito estado, mas que estão misturados com objetos com defeito. A organização do almoxarifado é péssima e muitos materiais sequer têm datas de compras. Encontrei ainda massa de modelar vencida. Muitas crianças poderiam estar utilizando, brincando durante esse período longo sem aulas, mas as massas estão aqui apodrecendo e perdendo a validade", disse Leonardo.


Em seguida, o vereador se dirigiu a um outro almoxarifado da Semed, onde encontrou - novamente - mais materiais amontoados e sem utilização.


"Encontrei tênis e mochilas escolares guardados desde 2019. Vi também fogões sem utilização desde 2018, além de fardamentos escolares armazenados em sacos de lixo em meio a fezes de pombos e ratos. É uma tristeza constatar tudo isso", continuou Leonardo.


Após deixar o almoxarifado, o vereador seguiu para o prédio da Diretoria de Gestão Educacional (DGE), também pertencente à Secretaria Municipal de Educação. O setor funciona em um grande edifício localizado às margens da Avenida Fernandes Lima. No local, apenas um servidor trabalhando. Ele relatou que ninguém trabalha no local desde o início da pandemia, há quase um ano.


"Fui na DGE e encontrei apenas um servidor, lá tem muitas salas desocupadas e é um prédio subutilizado. A informação que tive deste servidor é de que ninguém trabalha lá desde o início da pandemia. Mas mesmo que a gente contabilize todas as estações de trabalho que têm lá, não justifica um prédio daquele tamanho, naquele local, custando o que deve custar, está sendo pago para isso", destacou.


O vereador lamentou o desperdício de recursos públicos e criticou a má gestão dos materiais adquiridos por gestores municipais.


"Dinheiro público não existe. O que existe é o dinheiro do trabalhador pagador de impostos. O descaso com o dinheiro público se dá de várias formas, seja pela incompetência, negligência ou corrupção. O que temos visto nessas fiscalizações que temos feito é o descaso completo com nosso dinheiro. Presenciei um almoxarifado com equipamentos armazenados desde 2016", pontuou.


Por fim, Leonardo Dias visitou a Escola Municipal Pio X, no bairro do Prado - região central de Maceió - onde novamente constatou a má gestão dos recursos públicos. Na unidade de ensino, o vereador encontrou salas com paredes descascando e com sinais de umidade.


"Vimos salas descascando, ambiente insalubre para as crianças, todas as salas na mesma situação. Banheiros em situações deploráveis e o espaço onde deveria ser uma quadra o mato tomou conta. Não tem condições nenhuma de crianças terem um ensino de qualidade em um ambiente desse", prosseguiu Leonardo Dias.


O vereador confirmou que irá solicitar ao prefeito, João Henrique Caldas (PSB), a transferência dos alunos para uma outra unidade de ensino.


"Eu conversei com a diretora e ela me falou sobre a possibilidade dessa escola mudar de endereço e ir para outro local. Isso está em tramitação e eu irei fazer uma indicação solicitando urgência para essa transferência para que as crianças possam ter um ensino de qualidade", finalizou.

1 visualização0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Vereador Leonardo Dias

Câmara Municipal de Maceió - Rua Sá e Albuquerque, 564 - Jaraguá / Maceió - Alagoas, 57022-180
Fone: 82 99118-3886

tocomleonardo@leonardodias.com.br