Buscar

Leonardo constata falta de estrutura em USF um ano após promessa de mudança: “ambiente insalubre"


O vereador Leonardo Dias (PL) presenciou mais um caso de falta de estrutura em equipamentos públicos de Maceió. O edil encontrou diversas irregularidades na Unidade de Saúde Familiar (USF) São Vicente de Paula, no bairro do Pinheiro. O fato ocorreu um ano após a promessa de mudança de espaço feita pela Prefeitura de Maceió, o que não foi efetivado até então.


Dias esteve no mesmo local há mais de um ano e já havia constatado a falta de estrutura do espaço. Na ocasião, porém, os responsáveis pela USF informaram que os equipamentos e todo o atendimento seriam mudados de sede devido à situação do afundamento de solo na região. No entanto, mais de um ano se passou e o vereador encontrou novamente a unidade funcionando no mesmo edifício e sem nenhuma melhoria em sua estrutura física.


“Estive lá na USF São Vicente no ano passado e os responsáveis me disseram que a unidade estava de mudança devido às condições do bairro. Um ano depois, voltei lá e, novamente, a informação é de que estavam de mudança. Vi que a estrutura é lastimável. São 50 profissionais que trabalham em condições precárias, em um prédio inseguro, isolado, insalubre, cheio de infiltrações”, afirmou Dias.


Após sua fiscalização, o vereador entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que garantiu que a USF São Vicente de Paula será realocada para um outro espaço em um prazo de até 30 dias.


“Mesmo um ano depois, a prefeitura foi incapaz de fazer essa mudança acontecer. Mas conversando com os responsáveis, eles assumiram um compromisso de que aquele espaço será retirado do Pinheiro em até 30 dias. Eu espero que quando voltar lá, os pacientes e servidores estejam em um local decente”, concluiu o vereador.


7 visualizações0 comentário