Buscar

Leonardo Dias apresenta PL para instalação de sistema de desobstrução de galerias pluviais de Maceió


Após os transtornos causados pelas chuvas que atingiram Maceió no domingo passado (20), o vereador Leonardo Dias apresentou um Projeto de Lei (PL) que determina a instalação de caixas coletoras nas bocas-de-lobo da capital alagoana.


O PL, caso aprovado pela Câmara Municipal de Maceió (CMM), prevê que o Poder Executivo – dentro de 365 dias – instale estruturas metálicas que filtrarão todo o material sólido, que deverá ser recolhido posteriormente. Metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba adotaram o sistema e obtiveram sucesso na maioria dos pontos implantados.


Dias afirmou que as instalações de caixas coletoras ajudarão a desobstruir as galerias de águas pluviais e amenizarão o entupimento da rede de esgoto de Maceió.


O vereador lamentou os estragos causados pela chuva, que em aproximadamente 20 minutos de duração, deixou diversas ruas da capital alagadas, além de ter causado quedas de árvores, interrupção do fornecimento de energia elétrica e obstrução de vias.


"Infelizmente, pouco tempo de chuva é o suficiente para causar graves transtornos em Maceió. No domingo vimos ruas de diversos bairros completamente alagadas, muitas pessoas tiveram casas inundadas e precisaram andar em meio a água suja, se expondo a doenças”, afirmou Dias.


Leonardo criticou a Prefeitura pelos transtornos causados. Segundo o vereador, o Executivo municipal tem sido negligente com relação à limpeza das galerias pluviais. O edil lamentou a falta de um plano sólido para evitar que problemas como os de domingo passado ocorram novamente.


"Vinte minutos de chuva foram suficientes para mostrar que a Prefeitura negligenciou a limpeza das galerias. A cidade ficou um caos completo", afirmou Dias.


O PL está tramitando na Casa de Mário Guimarães e deve ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir ao Plenário da CMM.

2 visualizações0 comentário