Buscar

Leonardo Dias apresenta Projeto de Lei para que vacinas sejam aplicadas em Unidades de Saúde


Diante do aumento da quantidade de vacinas disponibilizadas pelo governo federal e a necessidade de se atingir o máximo possível do público-alvo, o vereador Leonardo Dias (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) que busca garantir uma maior capilaridade no processo de imunização em Maceió, para que as doses sejam aplicadas em mais locais, além daqueles que já se encontram disponíveis.


Leonardo Dias defende que o Executivo municipal utilize da rede de Saúde já existente para garantir o fácil acesso da população maceioense ao imunizante, levando – desta forma – a vacina a todas as localidades e atendendo às comunidades carentes que, por muitas vezes, reúne pessoas que possuem dificuldade de se locomoverem até os pontos de vacinação instalados.


Ao utilizar a estrutura da própria rede, como os postos de Saúde, amplia-se a capilaridade da imunização ao mesmo tempo em que se acelera o processo, destaca Leonardo Dias, universalizando o acesso às vacinas. “É muito mais fácil para o cidadão se deslocar para a unidade de saúde mais próxima. Isso também ajuda a evitar longas filas”, colocou Dias.


O edil ainda pontua um outro problema recorrente. "Muitas vezes o cidadão mais carente não consegue se deslocar até os locais onde a vacina está sendo aplicada por incluir gastos com locomoção e, em muitos casos, até mesmo com alimentação, já que pode passar um longo período na fila de espera. Descentralizando a vacinação, a gente leva o imunizante às unidades de saúde, deixando mais próximo do cidadão. Além disso, ajuda a diminuir o tempo de espera", afirmou o vereador.


De acordo com o PL apresentado por Dias, a descentralização da vacinação garantirá maior adesão populacional, tendo em vista que uma parcela dos cidadãos maceioenses têm mais facilidade de acesso à essas unidades.


"A vacinação nas respectivas Unidades de Saúde deverá respeitar as fases da campanha de imunização, os protocolos de imunização, bem como os grupos eleitos como prioritários pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", dispõe o PL.


O Projeto de Lei também garante que a vacinação seja ininterrupta e seja disponibilizada todos os dias durante 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. "A estratégia de vacinação operacionalizada na estrutura de drive-thru deverá funcionar diariamente, durante 24 horas, inclusive nos sábados, domingos e feriados, enquanto necessária para a efetiva vacinação da população do município de Maceió, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde", conclui o documento.

5 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Vereador Leonardo Dias

Câmara Municipal de Maceió - Rua Sá e Albuquerque, 564 - Jaraguá / Maceió - Alagoas, 57022-180
Fone: 82 99118-3886

tocomleonardo@leonardodias.com.br