Buscar

Leonardo Dias encontra remédios vencidos e ambiente insalubre em unidade de saúde


O vereador Leonardo Dias (PL) voltou a encontrar casos de negligência com o serviço público na Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente de Paula, no bairro do Pinheiro, na manhã desta sexta-feira (8).


No local, Dias constatou um ambiente insalubre para servidores e pacientes que frequentam a USF. Segundo o vereador, a falta de estrutura do edifício põe em risco a saúde dos trabalhadores e usuários, bem como os expõem a um ambiente inseguro, devido à evacuação do bairro em decorrência do afundamento de solo da região.


Foi a terceira vez que Leonardo Dias visitou a USF São Vicente de Paula. A primeira foi em junho do ano passado, quando já havia constatado problemas estruturais no ambiente. Na ocasião, a diretoria da unidade informou ao vereador que as instalações estavam sendo transferidas para um outro local e pediram-lhe para que a fiscalização não ocorresse.


Um ano depois, em 8 de junho deste ano, Dias retornou ao local. Desta vez, o vereador entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, por sua vez, lhe garantiu que a mudança de local ocorreria em, no máximo, 15 dias. Um mês depois, a unidade segue funcionando no mesmo edifício e apresentando as mesmas irregularidades encontradas em 2021.


“Eu estive aqui há um ano, eles disseram que estavam de mudança e pediram para eu não fazer a fiscalização. Eu atendi a esse pedido e esperei um ano. Vim aqui no dia 8 de junho e a unidade estava pior do que eu havia encontrado no ano passado. Eles se comprometeram em mudar de local em 15 dias. Hoje, dia 8 de julho, continua da mesma forma. Os profissionais estão trabalhando em um ambiente completamente inóspito e a população está sem atendimento de qualidade”, afirmou Dias.


O vereador afirmou que, mais uma vez, endereçará um ofício à Prefeitura Municipal de Maceió para cobrar a definitiva resolução do problema, que se arrasta por anos. “Mais uma vez, vou cobrar ao incompetente do prefeito que resolva a situação destes funcionários e da população”, complementou.


MEDICAMENTOS VENCIDOS


Durante fiscalização a um dos consultórios da USF, Leonardo Dias encontrou várias caixas de medicamentos vencidas. O vereador levará o caso aos ministérios Público Estadual (MPE) e Público do Trabalho (MPT), para que os órgãos tomem as devidas medidas sobre o armazenamento de remédios vencidos e a situação de insalubridade nos ambientes de trabalho dos servidores municipais.


“Encontramos várias amostras grátis de remédios vencidos nos consultórios. Essa é a situação em que a Saúde do Município se encontra, um completo abandono. Enquanto isso, no Instagram está tudo às mil maravilhas”, concluiu Leonardo.




1 visualização0 comentário