Buscar

Projeto de Leonardo Dias que determina descentralização da vacinação é aprovado na Câmara


A Câmara Municipal de Maceió aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PSD) que disciplina o Executivo municipal a descentralizar a vacinação contra a Covid-19 em Maceió, utilizando a rede de postos de Saúde para deixar o imunizante mais próximo da população.


De acordo com o vereador Leonardo Dias, é fundamental que as doses de vacinas sejam ofertadas em todas as unidades, sobretudo para facilitar que seja completado o ciclo vacinal, uma vez que são registrados inúmeros casos em que a pessoa que recebeu a primeira dose não retorna para a aplicação da segunda.


“Muitas vezes, o que ocorre é que a população mais vulnerável enfrenta dificuldades para ir até os pontos de vacinação que foram montados pela cidade, seja por conta da ausência de recursos para a locomoção ou outros gastos, como alimentação quando necessário, pelo tempo que a pessoa passa na rua. Então, quando mais acessível for a vacina, melhor será para conseguir imunizar toda a população. Além disso, já existe uma identidade do cidadão com a sua unidade de Saúde da região”, defendeu Leonardo Dias.


O edil lembrou que há a disponibilização do agendamento, mas essa vem se mostrando ineficaz. “Eu estive em algumas unidades de Saúde e o que percebi é um esforço enorme para manter um profissional que só tem aplicado poucas doses por dia. É preciso universalizar o acesso à vacina”, colocou.


O vereador ainda lembrou que "esse Projeto de Lei foi protocolado na Casa há bastante tempo, mas esse momento é o mais oportuno para que possamos aprová-lo. Eu lembro que eu afirmei, no início desta legislatura, que em setembro teríamos todos os adultos vacinados. O ritmo foi até mais acelerado do que imaginávamos. Alagoas recebeu mais de 4 milhões de doses e pouco mais de 3 milhões foram aplicadas. Nós temos em torno de 1,2 milhão paradas. Nós entendemos que o Município deve fazer com que essas doses cheguem aos cidadãos”.

1 visualização0 comentário